23 de novembro de 2007

Ranking da Gasolina















Embora a elevação constante dos custos dos derivados de petróleo influa direta ou indiretamente no custo de vida e no cotidiano de grande parte da humanidade, penso que a maior preocupação a médio prazo seja até quando as reservas de combustíveis fósseis estarão disponíveis para serem queimadas sem nenhuma parcimônia, como se fosse algo inesgotável ou renovável.

Segundo as páginas https://www.cia.gov/library/publications/th...r/2178rank.html e https://www.cia.gov/library/publications/th...r/2174rank.html , do site https://www.cia.gov/ , as reservas comprovadas de petróleo em todo o mundo estavam estimadas no ano de 2005, em 1.312.000.000.000 bbl, e o consumo diário em 2004 estimado em 82.590.000 bbl.

Obs: O bbl é a unidade de volume usada nas transações de petróleo e derivados e equivale a 42 galões ou 158,98 litros.

Pela simples aritmética é fácil deduzir, que mantida a "rate" atual de consumo, o que seria um raciocínio simplista, uma vez que 86% da energia total produzida no mundo é originada dos hidrocarbonetos, teríamos petróleo para uns meros 43,5 anos, ou menos de meio século. Ou seja, um período ridiculamente pequeno se comparado com as centenas de milhões de anos que foram necessários para que os restos de plantas e animais sob a ação da pressão e do calor no solo prodizissem o petróleo.

É bem verdade que alguns novos campos petrolíferos são descobertos de tempos em tempos, mas duvido muito que mantida tendência de aumento de consumo a cada dia que passa, isso venha a alterar muito o prazo em que o último barril estará disponível.

Também é possível que outras formas de geração de energia, como por exemplo o uso do questionável combustível nuclear, do incipiente hidrogênio e de outras fontes renováveis, podem ou possam um dia vir a substituir e suprir uma parcela das necessidades energéticas da humanidade. Mas não todas, caso mantido o nível atual de desenvolvimento atingido pela ciência e técnica.

Isso sim é preocupante. É um fato. Talvez até mais que o tão propalado e discutível aquecimento global que talvez lá pelo ano de 2100 venha a elevar o nível dos oceanos em alguns centímetros.

Até lá quem sabe a luta pelo controle das fontes e depósitos de combustíveis fósseis, que foi ao longo da história contemporânea, é, e será certamente motivo de preocupação e uma das principais causas de conflitos regionais e globais, não leve a humanidade até o holocausto.